O fim, do fim do Mundo.
Uma das mais antigas preocupações dos adivinhadores é com a previsão sobre o fim do mundo. Difícil é entender o porquê se não haverá ninguém para que o “Bidu” possa se gabar de seu acerto.
Uma das previsões que teve grande repercução dizia que, o mundo alcançaria mil anos, mais dos dois mil não passaria.
Admitindo a possibilidade de acerto desta previsão, entendemos que, ainda assim para o nosso conforto podemos também interpretar e incluir na previsão todo o milênio de dois mil. Assim sendo, a humanidade estaria garantida até o ano de dois mil, novecentos e noventa e nove, pois, o mundo estaria a salvo, segundo o nosso entendimento sobre esta profecia.
Se for verdade que podemos pensar dessa forma e não vemos nada a nos impeça, então ninguém tem razão para temer o presente milênio.
Já se fala com muita ênfase na teoria dos Maias que teriam previsto dois mil e doze como sendo a data fatal.
A humanidade aceitou e incorporou neste contexto como sendo um dos sinais vitais do fim do mundo, o não nascimento de crianças sete anos antes do fatídico e, sendo assim, não seria este o momento, visto a quantidade de crianças nascendo e outras em período de gestação.
Com relação aos Maias, no que pese haver desenvolvido uma cultura à frentes de seu tempo, não devemos esquecer que não foram capazes de prever e evitar a própria extinção.
É lamentável sobre todos os pontos de vista, o desaparecimento desse povo, pois quantas colaborações a mais teriam eles dado ao desenvolvimento da humanidade, más, daí, imaginá-los capaz de acerto sobre os designo de Deus, há um exagero inaceitável.
O universo das ficções é inesgotável, se ficarmos incursionando por ele, vamos patinar na vastidão de suas ofertas, por isso, vamos considerar algo de “concreto” do mundo real.
Vamos recorrer ao livro mais antigo do mundo, a Bíblia, tão recorrida para tantas justificativas, partindo da aceitação de sua veracidade.
Como falamos sobre o fim do mundo, não nos esqueçamos que no ano 2370 AEC, o Dilúvio lavou todo o tipo de vida que havia sobre a terra.
Choveu quarenta dias e quarenta noites, e por cento e cinquenta dias a terra ficou submersa salvando-se, apenas, Noé, sua mulher Sarai, seus filhos Sem, Cão ou Cam, Jafé e suas mulheres e os animais conforme ordenou o Criador. Consta como o maior cataclismo da história humana até o presente.
Sobrestados os efeitos do dilúvio; “E edificou Noé um altar ao SENHOR; e tomou de todo o animal limpo e de toda a ave limpa, e ofereceu holocausto sobre o altar”. Genesis 8-20.
E o SENHOR sentiu o suave cheiro, e o SENHOR disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice, nem tornarei mais a ferir todo o vivente, como fiz. Genesis 8-21.
Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite, não cessarão. Genesis 8-22
Se Deus disse: não tornarei mais a ferir todo o vivente, como fiz Genesis 8-21, e enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite, não cessarão, Genesis 8-22, por que haveria ele de destruir a terra?
Contudo, não devemos esquecer que vendo o povo de Sodoma e Gomorra irreversivelmente corrompido moralmente, Deus não hesitou destruí-las mesmo diante da interseção defensiva de Abraão.
Então o SENHOR fez chover enxofre e fogo, do SENHOR desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra; Genesis 19- 24.
E destruiu aquelas cidades e toda aquela campina, e todos os moradores daquelas cidades, e o que nascia da terra. Genesis 19-25.
Dentro de nossas limitações deduzimos que, Deus prometeu não mais destruir a terra, e que haveria por todo o sempre, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite, não cessariam mais.
Salvo equivoco de nosso limitado entendimento, a terra não corre riscos de desaparecer, todavia, as grandes catástrofes não estão descartadas.
Quando a maldade do homem chegou aos limites do criador, por duas vezes ele mostrou a sua indignação, primeiro através do dilúvio, e posteriormente com a destruição das cidades irremediavelmente perdidas.
Portanto, é possível imaginar, que Deus possa mais uma vez depurar a humanidade, entretanto, é pretensiosidade demais alguém querer imaginar a forma e a grandeza desse processo todo.
Um exemplo que nos leva a pensar na possibilidade de um evento desses é a chamada parada gay. Não estamos nos referindo ao comportamento dessa ou daquela pessoa, muito menos o que é feito entre paredes, más sim, a ostensividade na exibição de declaração de tal opção.
Não temos razão, intenção e nem disposição para qualquer embate nesse sentido, más, entendemos que, a ostentação seja uma agressão ao próprio criador, é algo, que, nos dias de hoje, mais se aproxima da vida em Sodoma e Gomorra.
É fascinante observar o quanto aquele povo de Sodoma e Gomorra irritou ao Senhor, ale de destruir toda a região a inundou com a água mais salgada do mundo, tornando sua profundeza invisível, quem sabe-se, para que ninguém pudesse ver nenhum vestígio do que houve ali, como se Deus se envergonhasse para todo o sempre de haver consentido as aberrações ali ocorridas.
Analisem o que diz a matéria a respeito, publicada no topo da primeira página do Google no site http://www.jesusvoltara.com.br/info/osultimosdias.htm Os que não são cristãos tem dificuldade em acreditar que estamos vivendo nos últimos dias da história de esta Terra. A Bíblia diz em 2 Pedro 3:3-4 “Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores com zombaria andando segundo as suas próprias concupiscências, e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.” A vinda do anticristo é um sinal do fim. A Bíblia diz em 1 João 2:18 “Filhinhos, esta é a última hora; e, conforme ouvistes que vem o anticristo, já muitos anticristos se têm levantado; por onde conhecemos que é a última hora.” Que disse Jesus sobre quando o fim do mundo chegaria? A Bíblia diz em Mateus 24:14 “E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.”
Nos últimos dias haverão homens fazendo-se passar por Jesus para nos enganar, A Bíblia diz em Mateus 24:23-24 “Se, pois, alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! ou: Ei-lo aí! não acrediteis; porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.” Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. A Bíblia diz em Mateus 24:29-30 “Logo depois da tribulação daqueles dias, escurecerá o sol, e a lua não dará a sua luz; as estrelas cairão do céu e os poderes dos céus serão abalados. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do homem sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.” Em que condição moral estará a nossa sociedade nos últimos
dias? A Bíblia diz em 2 Timóteo 3:1-5 “Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos; pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios, sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder. Afasta-te também desses.”Um aumento em conhecimento e habilidade de viajar é um sinal dos últimos dias. A Bíblia diz em Daniel 12:4 “Tu, porém, Daniel, cerra as palavras e sela o livro, até o fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará.” Que outros sinais dos últimos dias menciona a Bíblia? A Bíblia diz em Lucas 21:25-26 “E haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; e sobre a terra haverá angústia das nações em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas. Os homens desfalecerão de terror, e pela expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto os poderes do céu serão abalados.” Conversaçôes sobre paz e segurança é outro sinal dos últimos dias. A Bíblia diz em 1 Tessalonicenses 5:2-3 “Porque vós mesmos sabeis perfeitamente que o dia do Senhor virá como vem o ladrão de noite; pois quando estiverem dizendo: Paz e segurança! então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão.”
Que devem as pessoas fazer quando vêem estes sinais? A Bíblia diz em Mateus 24:42-44 “Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor; sabei, porém, isto: se o dono da casa soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. Por isso ficai também vós apercebidos; porque numa hora em que não penseis, virá o Filho do homem.”
Nos últimos dias haverão homens fazendo-se passar por Jesus para nos enganar, A Bíblia diz em Mateus 24:23-24 “Se, pois, alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! ou: Ei-lo aí! não acrediteis; porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.” Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. A Bíblia diz em Mateus 24:29-30 “Logo depois da tribulação daqueles dias, escurecerá o sol, e a lua não dará a sua luz; as estrelas cairão do céu e os poderes dos céus serão abalados. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do homem sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.” Em que condição moral estará a nossa sociedade nos últimos
dias? A Bíblia diz em 2 Timóteo 3:1-5 “Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos; pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios, sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder. Afasta-te também desses.”Um aumento em conhecimento e habilidade de viajar é um sinal dos últimos dias. A Bíblia diz em Daniel 12:4 “Tu, porém, Daniel, cerra as palavras e sela o livro, até o fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará.” Que outros sinais dos últimos dias menciona a Bíblia? A Bíblia diz em Lucas 21:25-26 “E haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; e sobre a terra haverá angústia das nações em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas. Os homens desfalecerão de terror, e pela expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto os poderes do céu serão abalados.” Conversaçôes sobre paz e segurança é outro sinal dos últimos dias. A Bíblia diz em 1 Tessalonicenses 5:2-3 “Porque vós mesmos sabeis perfeitamente que o dia do Senhor virá como vem o ladrão de noite; pois quando estiverem dizendo: Paz e segurança! então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão.”
Que devem as pessoas fazer quando vêem estes sinais? A Bíblia diz em Mateus 24:42-44 “Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor; sabei, porém, isto: se o dono da casa soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. Por isso ficai também vós apercebidos; porque numa hora em que não penseis, virá o Filho do homem.”
Pensem bem! Deus não fez o homem para ocupar o lugar da mulher na relação dos dois, nem fez a mulher para fazer a vez do homem, por ser bondoso e tolerante tem feito vistas grossas, como todo e qualquer bom pai faz, entretanto, como qualquer pai reage, ele poderá reagir também.
Há pessoas que usam esses movimentos com tamanha ostensividade, que passam a impressão de pensarem mesmo como algo absolutamente normal. Não é! Mesmo que um dia aconteça a aberração desses casais somarem um número maior que os convencionais, ainda assim, serão anormais, porque a criatura estará afrontando a convenção do criador.
As pessoas parecem não ter dado conta ainda, que essa forma tão ostensiva de defender uma relação não convencional à vontade do senhor, pode sim, provocar a sua ira, e, não seria pela primeira vez.
Outro fato a ser considerado é a total ausência de valores em nossos políticos. Refletindo sobre a questão chegamos a imaginar a possibilidade de espírito de gente sucumbida naquela região pervertida estar dando vida aos nossos políticos.
Vejam por exemplo esse texto bíblico: muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará. Começando pelo fim, a evolução da ciência é algo de inacreditável em muitos seguimentos e, não há necessidade de maiores considerações neste sentido.
Já a expressão “muitos correrão de uma parte para outra...” gostaríamos de pedir que observem o que acontece em nossa política nacional. Quantas vezes as mesmas pessoas já mudaram de siglas partidárias e, pior ainda, quantas vezes mudaram a sigla do mesmo grupo de pessoas em face dos desgastes e em razão de seus descasos com a coisa pública? Exemplo: ARENA, PDS, PFL e DEM!
Tivemos também MDB, PMDB e PSDB. Analise e tente encontrar alguém mais afinado com a filosofia de atuação do PSDB, do que o presidente do PMDB. Tudo isso é fruto da necessidade de se criar espaço para abrigar a vaidade e as intenções na maioria das vezes não muito boa, de cada um desses senhores que fizeram da funcional política no Brasil, uma condição de intocabilidade.
Nunca ouvi falar que em algum lugar do mundo houvesse uma casta tão intocável como essa que nos humilha em nosso dia-a-dia.
Portanto, “procurando raciocinar segundo o quadro vislumbrado o fim do mundo é impossível, visto que, Deus prometeu:” Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice, nem tornarei mais a ferir todo o vivente, como fiz. Genesis 8-21.
Os Apóstolos ao escreverem os textos Bíblicos podem ter se referido a uma grande catástrofe, mesmo porque, o homem continua dando a sua contribuição neste sentido, agredindo a natureza, assassinando que se atreve a defendê-la, passando por cima dos princípios elementares, e cometendo tantas outras ações inaceitáveis.
Lembremo-nos, que, diante dos iminentes riscos que corriam os homens na construção da Torre de Babel, o Criador interveio dando um basta àquele trabalho, portanto, poderá sim, dar tantos outros bastas quantos necessários para cumprir suas promessas.
Raciocinando neste sentido, podemos esperar que, os agressores da
natureza não perdem por esperar. Há nações inteiras que além de poluir muito, ainda são contrárias ao esforço proposto por outras tantas para salvar o planeta.
Essas poderiam sofrer uma devastação maior, sempre proporcional à sua contribuição maléfica. Se assim, for a nação que mais polui pode ser a mais devastada, a segunda mais poluidora também a segunda em destruição, e, assim por diante. Não há nenhum absurdo nessa teoria, espera-se, por justiça.
Também é importante ter em mente que para Deus nada é impossível, destruir uma nação por mais poderosa que seja não significa nada. Feche os olhos, por exemplo, e imagine o globo terrestre entre duas enormes mãos. Assim, pode ser as mãos de Deus, o tamanho delas será sempre de acordo com a vontade do Criador.
Obs. Nunca é demais esclarecermos que não fizemos nenhum curso de Teologia e nenhum outro com conotação com a matéria, o nosso raciocínio baseia-se apenas naquilo que nos parece racional, para os estudiosos o nosso pedido de desculpas e de relevância e ao mesmo tempo a nossa grande admiração e apreço. Grato. Abraços. Antonio Cândido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário